BI Aplicado à Cobrança

BI Aplicado à Cobrança

O conceito de BI está relacionado ao processo de visão de negócio através de dados que suportem a busca de vantagens competitivas, utilizando um conjunto de conceitos e métodos que forneça informações estratégicas permitindo um refinamento da tomada de decisões.

No processo de concepção dessas visões, é fundamental prever uma solução que permita ver e avaliar as estratégias adotadas, propondo a correção ou a manutenção delas. Nesse cenário, é importante que a ferramenta ofereça condições de retroalimentação do Sistema Gestor de Cobrança com as variáveis apuradas.

Existem dois pilares que apoiam a construção de um módulo consistente de BI: a modelagem de um Banco de Dados para armazenar as informações de forma consolidada (Data Warehouse) e a escolha de uma ferramenta de mineração de dados, análise, elaboração de relatórios, gráficos e dashboards de fácil compreensão pelos usuários de negócio sem que dependam da área de TI para o desenvolvimento de seus trabalhos.

O desafio da modelagem de um DW é favorecer a análise de grandes volumes de dados para a extração de informações estratégicas com um desempenho capaz de dar respostas rápidas aos usuários de negócio.

No negócio de cobrança, há uma ampla possibilidade de modelos que podem ser gerados com um DW e uma boa ferramenta de BI, possibilitando o acompanhamento e a apuração de resultados como:

  • Ações propostas em cada etapa da régua
  • Estratégias campeão/desafiante
  • Política de descontos e prazos na oferta de acordos
  • Canais digitais adotados na abordagem dos clientes
  • Performance das assessorias
  • Acompanhamento do colchão de acordos
  • Posição de carteira
  • Dashboards para acompanhamento diário das ações propostas