A solução de recuperação de créditos com a maior abrangência do mercado.
Tecnologia consolidada e especializada, projetada para se adaptar a qualquer vertical e complexidade do ciclo de crédito no Brasil.
Desenvolvida ao longo de mais de duas décadas, a solução Recupera é um sistema altamente especializado e fortemente consolidado na recuperação de ativos. Nossa plataforma oferece a confiabilidade e a efetividade que sua operação exige, mas nosso diferencial está na versatilidade.
Graças à sua arquitetura totalmente parametrizável, o Recupera transcende a limitação de um software padrão. Ele se molda às nuances e regras de negócio de diferentes produtos financeiros e segmentos, garantindo uma ferramenta completa para automatizar e otimizar cada processo.
Com o Recupera, você garante que a tecnologia se adapta à sua estratégia, e não o contrário.
Integração de Sistemas
Recebe informações dos sistemas legado responsáveis pelo processamento de cada produto;
Disponibiliza informações de eventos tratados no ambiente de cobrança para serem processados pelos sistemas legado;
Permite integração com diversas tecnologias: arquivos, APIs ou banco de dados;
Módulo para tratamento de rejeições com geração de filas para tratamento e SLAs específicos por integração e motivo de rejeição, com alertas por email.
Estratégias
Criação de réguas de cobrança com eventos inseridos na linha do tempo com interdependência entre eles. Envio para Telecobrança, Cartas, SMS, URA, ChatBot, Email, Negativação, Whatsapp e Distribuição para assessorias;
Criação de filtros para segmentação de forma parametrizável e escalável a partir de qualquer variável que qualifique um cliente ou os seus produtos;
Filtros de cobrança podem ser utilizados em quaisquer processos de cobrança, como eventos de cobrança, filas de acionamento, alçadas de negociação, comissionamento, distribuição para assessorias, negativação, etc;
Permite a utilização de indicadores, que são atributos parametrizáveis com a função de complementar o modelo de dados padrão, no nível do cliente e do contrato;
Qualquer atributo existente em sistemas externos podem ser carregados no Recupera e utilizados para criação de estratégias (filtros).
Permite a criação de “indicadores de sistema” que são atributos calculados a partir de informações internas da cobrança, como por exemplo: quantidade de acordos quebrados, quantidade de atrasos nos últimos 12 meses, etc.
Possui módulo para criação de amostragem, com a finalidade de criação de estratégias campeã e desafiante e avaliação de sua performance.
Medição da performance e custo das réguas e comparação entre a efetividade de cada evento;
Módulo de Árvore de decisão parametrizável para utilização em diversas funcionalidades do sistema.
CRM
Processo em que ocorre o acionamento do cliente por uma equipe de call center interna ou terceirizada (assessoria).
Criação e segmentação de filas de cobrança de forma parametrizável e escalável;
Front-end parametrizável de acordo com o perfil da dívida e do usuário
Gerenciamento dos operadores e priorização do acionamento por fila de cobrança;
Permite operação de cobrança ativa, receptiva e hibrida;
Categorização dos resultados dos acionamentos é parametrizável, permitindo workflows e agendamentos.
Medição de performance dos acionamentos, por tipo de ocorrência e operador. Ex: cumprimento de promessa de pagamento.
Monitoramento online de ligações e filas de cobrança;
Tela para atendimento de omnichannel – permitindo múltiplos clientes
Serviços de Localização
Processo no qual os clientes não localizados ou com dados insuficientes são enviados para empresas de localização que devolvem os dados cadastrais atualizados.
Integração com empresas especialistas em enriquecimento de base através de layout padrão do Recupera;
Seleção dos clientes para envio de forma parametrizável.
Permite efetuar o rodizio entre várias empresas de localização: de acordo com o retorno de uma empresa (sucesso/insucesso) efetuar o envio para outra.
Permite competição entre duas empresas, compara resultado do envio entre duas empresas de localização.
Disponibiliza os status de retorno para os filtros utilizados na montagem de segmentação/estratégias;
Configuração dos dados que devem ser atualizados por cada empresa.
Auditoria de dados atualizados
Discadores
Integração do Recupera com discadores automáticos
Solução já integrada com diversos discadores disponíveis no mercado;
Integrações preview e preditiva;
Geração de listas de forma parametrizável e escalável, criando filas de cobrança a partir de qualquer variável que qualifique um cliente ou seus produtos;
Envio de dados configuráveis no layout da lista diária para o discador;
Solução padrão para integração online (URL), permitindo desacoplamento e velocidade na implementação;
Permite integração total com o componente do discador;
Finalização do atendimento no Recupera replicada automaticamente no discador;
Permite a utilização de diversos discadores;
Cobrança Multicanal
Processo de envio de avisos de cobrança de forma massiva, através de diversos canais (SMS, URA, ChatBot, Whatsapp, Portais Externos de Autonegociação, Email, Cartas)
Eventos gerados de forma massiva, a partir de parametrização, podendo ser executados de forma recorrente ou esporádica;
API para integração de parceiros para interatividade: inclusão dos resultados (ocorrências), consulta de saldo, opções de negociação, emissão de boleto, efetivação de acordo, proposta de acordo, emissão de pix, recebimento via cartão (link checkout)
Geração de informações utilizando como filtros qualquer variável que qualifique um cliente ou seus produtos;
Texto parametrizado com a utilização de diversas variáveis do próprio sistema;
Módulo de gerenciamento de régua de cobrança multicanal, com integração à plataforma interativa ou assessorias digitais.
Determina o canal de contato ideal para o cliente em cada evento da régua de acordo com os tipos de contato existentes e retornos de contatos anteriores
Módulo para gestão de carteira dos canais digitais e comissionamento, permitindo cobrança em paralelo à operação interna ou assessorias físicas.
Boletagem
Geração de cartas campanha oferecendo várias opções de pagamento (quantidade de parcelas e valor) junto a um boleto com o valor a ser preenchido pelo cliente;
De acordo com o valor pago, o sistema identifica a opção do cliente, efetiva e gerencia o parcelamento gerado;
Seleção de clientes através de todos os filtros disponíveis para segmentação ou estratégias de cobrança;
Podem ser geradas a partir de listas de clientes informadas pelas assessorias;
Parâmetros de desconto e correção podem variar de acordo com a campanha, opção e quaisquer características do cliente/contrato;
Permite geração de opções que serão recuperadas na tela tanto para o portal do cliente quanto para a negociação pelo operador de cobrança.
- Permite a geração de comunicados sem a geração de boleto com link individual para cada opção de pagamento direcionando para o portal (link checkout)
Assessorias
Regras para distribuição: seleção de cliente e definição da assessoria, são parametrizáveis.
Correção da dívida, parcelamento, atualização cadastral e emissão de boletos feitos de forma online, através de APIs;
Prazo de permanência configurável por quantidade absoluta de dias, até o limite das fases de cobrança ou por safra;
Envio de arquivos com clientes novos e atualização diária em layout padrão do sistema;
Transferência e retirada de clientes de forma massiva ou manual;
Alçada de negociação específica por assessoria, com a possibilidade de geração de propostas de acordo para acordos fora da alçada;
Comissão configurável por assessoria e características do cliente/contrato;
Permite configuração para privilegiar o rodízio entre as assessorias;
Gestão de comissionamento configurável com modelo de comissionamento por eficiência e bônus por ranking ou comissão fixa no fechamento do acordo;
Negociação e Acordos
Repactuação da dívida atual em uma nova configuração que esteja dentro das condições de pagamento do cliente.
Permite negociação agrupando diversos contratos independente dos produtos ou dos legados que os originaram.
Gerencia a amortização da dívida original de forma configurável.
Permite renegociação (novação) de acordo, sem a necessidade de reconhecer o desconto na efetivação;
Permite configuração de regras de correção, parcelamento e descontos de acordo com o perfil do operador e as características de cada cliente/contrato;
Controla a emissão dos boletos das parcelas do acordo de forma automática e configurável, por e-mail, SMS ou correio.
Funcionalidade de proposta de acordo, com workflow para aprovação de acordo de acordo com o nível de alçada, permitindo a geração de contra proposta
Módulo de árvore de decisão para permitir a aprovação, rejeição ou contra proposta automática de propostas fora de alçada
Modelo de parcelamento com opções pré-definidas em tela ou portal de autonegociação.
Lojas e Portal de Autoatendimento
Módulo responsável pelo gerenciamento de atendimento aos clientes em lojas/filiais e portal de autoatendimento do cliente.
Visualização e possibilidade do pagamento dos acordos vigentes
Emissão de boletos com possibilidade para o “download”, impressão e envio por e-mail e recebimento por cartão de crédito
Atualização cadastral
Módulo de propostas de acordo com aprovação online e geração de contra oferta
Possibilidade do cliente sinalizar o pagamento (alega pagamento) ou reportar desconhecimento da dívida
Acesso fácil através de códigos de acesso temporários (cadastro no portal não obrigatório)
Módulo para o cadastro de usuários com funcionalidades para recuperação de senha
Site compatível com dispositivos como: tablets, smartphones e desktops (responsivo), compatival com a última versão de navega
Site compatível com a última versão dos navegadores Chrome, Firefox, Edge, Safari, Edge e Internet Explorer (cross-browser)
Identidade visual totalmente adaptável através da criação de “skins” de configuração sem a necessidade de novas publicações do site
Entidades de Proteção ao Crédito
Integração do Recupera para efetuar negativação e reabilitação de clientes no SERASA, BoaVista (SCPC), CDL e QUOD, Protesto
Seleção de clientes a partir de qualquer variável que qualifique um cliente ou seus produtos;
O envio pode ser feito por cliente, contrato ou prestação;
A negativação e a reabilitação podem ser feitas manualmente para tratamento de exceções;
Processamento de arquivos de retorno com controle de inconsistências;
Geração de arquivo de batimento;
Geração de cartas campanha pela entidade;
Reabilitação automática de acordo com a evolução da cobrança (pagamento, dívida acima de 5 anos, parcelamento, bloqueio de cobrança, etc.).
Cobrança Judicial
Controla os processos judiciais, tanto ativos, quanto de ações contrárias.
Controle pré-judicial;
Controle das fases do processo com verificação dos prazos;
Parametrização das fases do processo e do workflow;
Envio de e-mail antes da expiração do prazo de um follow-up;
Permite diversos tipos de processo;
Permite o ajuizamento de clientes e contratos;
Permite a anexação de documentos digitais;
Permite a integração com softwares de gerenciamento de documentos;
Permite um departamento judicial interno ou utilização de escritório terceirizado para controle do processo.
Meios de Pagamento Arrecadação
Processo em que o Recupera se integra com o sistema financeiro para receber os pagamentos feitos pelos clientes.
Recebimento de boletos de diversos bancos com parâmetros configuráveis;
Dados dos boletos parametrizáveis, permitindo a utilização de mais de uma conta de arrecadação;
Processamento automático dos arquivos CNAB;
Geração de códigos para depósitos identificados;
Recebimento em PIX
Processamento de arquivo para baixa automática de depósitos identificados;
Integração para pagamentos com débito automático em conta corrente;
Permite recebimento através de cartão de crédito;
Gestão de Carteiras
Funcionalidade na qual o Recupera assume o papel de sistema legado para controle de dívidas em perdas.
Permite a parametrização do plano de contas de acordo com os eventos de cobrança:
- Parcelamento;
- PDD;
- Pagamento de parcela de acordo;
- Liquidação de Acordo;
- Quebra de Acordo;
- Estorno de Pagamento;
- Cessão de Carteira;
- Balance Transfer.
Gera os arquivos necessários para os sistemas contábeis e regulatórios.
Efetivação e controle de ajustes nas dívidas, gerando inclusive eventos contábeis e regulatórios
Controle da arrecadação para geração de dados para tesouraria, através de integração.
Dashboards & BI
Geração de ETLs para integração com banco apartado
Modelo altamente customizável a ser adequado para cada operação
Visões focadas em medição de eficiência de ações e operações campeão desafiante
Dashboards customizáveis da operação online
Possibilidade de geração de consultas livres na base transacional para informações em tempo real
Pronto para ver a solução Recupera em ação?
As funcionalidades do Recupera são totalmente parametrizáveis para atender a complexidade exata da sua operação. Agende uma conversa com nosso time e descubra como nossa tecnologia pode otimizar a sua performance de recuperação.